Ajuprev

Equipe do Aracaju Previdência se reúne com Tribunal de Contas do Estado para discutir integração de processos de aposentadoria ao SAGRES

Técnicos do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) estiveram reunidos com a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) nesta terça-feira, 8. O encontro aconteceu na sede da Corte de Contas, onde os técnicos conheceram a integração realizada entre o sistema SAGRES e o sistema informatizado utilizado pelo Sergipe Previdência. Lá, foi discutida a possibilidade de adotar um procedimento semelhante em escala municipal.

A integração ao SAGRES, que é o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade do TCE/SE, possibilitou o envio automatizado dos processos de aposentadoria por meio eletrônico, trazendo mais agilidade, segurança e transparência à tramitação e análise dos atos previdenciários. A equipe do Aracaju Previdência demonstrou interesse em replicar o modelo, uma vez que utiliza a mesma solução informatizada de gestão atualmente adotada pela Previdência do Estado.

“Durante o encontro, tivemos a oportunidade de conhecer os aspectos técnicos da integração já em funcionamento, incluindo a troca de informações estruturadas e a validação dos dados previdenciários via web service. Foi uma reunião bastante produtiva”, ressaltou a diretora de Benefícios do Aracaju Previdência, Joana D’Arc dos Santos.

Para a presidente da Corte de Contas, conselheira Susana Azevedo, a aproximação entre os órgãos representa um avanço significativo na modernização da administração pública. “A adoção de soluções tecnológicas que simplificam os processos e fortalecem o controle externo está entre nossas prioridades. Estamos abertos ao diálogo ​com os entes municipais e dispostos a colaborar com iniciativas que promovam a eficiência e a integridade na gestão pública”, ressaltou.

A equipe técnica do TCE/SE reforçou o compromisso de apoiar o Aracaju Previdência no planejamento e implantação da integração, respeitando os aspectos normativos e operacionais necessários ao correto encaminhamento dos atos de aposentadoria.