Na manhã desta segunda-feira, 4, o Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) deu início à primeira turma da oficina “Caminhos da Vida”, iniciativa do Núcleo Psicossocial voltada aos servidores efetivos que ainda têm alguns anos de atuação antes da aposentadoria. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e orientação, preparando-os para essa nova etapa da vida de forma consciente e planejada.

Apesar da proposta positiva, a ação causou certa apreensão em parte dos servidores, que inicialmente interpretaram a oficina como um incentivo à aposentadoria imediata. A professora Adalgisa Silva da Paixão, atualmente coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor João Moreira Lima, explicou o intuito e a importância do projeto.
“É um momento de reflexão, com conteúdo bastante interessante e proveitoso, que deixou bem claro que não é para ninguém se aposentar agora, mas sim se preparar para quando chegar o momento. Eu quero me preparar, e acredito que todos precisamos dessas orientações”, afirmou.

O secretário escolar da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Maria Givalda da Silva Santos, José Carlos Santos, também elogiou a iniciativa. “É um projeto que demonstra a preocupação com o bem-estar dos futuros aposentados. Nunca vi algo assim. Ele nos ajuda a lidar com emoções, medos e conflitos, abrindo espaço para pensar em novas perspectivas e qualidade de vida após o fim da vida laboral”, declarou.
A oficina é conduzida por uma equipe multidisciplinar do Núcleo Psicossocial, composta pela psicóloga Simone Barbosa, a enfermeira Letícia Tojal, a assistente social Ana Caroline Trindade, a advogada previdenciária Helena Santana e o coordenador Wagner Mendonça.

“Começar sempre é um desafio. Houve uma baixa adesão inicial, pois alguns interpretaram a proposta como uma convocação para a aposentadoria. Mas os participantes desta primeira turma se mostraram muito receptivos. Os retornos foram positivos, porque muitos nunca tinham sido olhados dessa forma, com atenção à sua trajetória e ao futuro. É um espaço de escuta e de estímulo à motivação”, avaliou Wagner.
A abertura contou com a presença do diretor-presidente do AjuPrev, Luciano Paz, que reforçou o compromisso da instituição com a valorização dos servidores. “Nosso objetivo é que o servidor chegue ao momento da aposentadoria preparado, com planejamento e tranquilidade. Atendendo à orientação da prefeita Emília Corrêa, estamos humanizando esse processo, com um olhar mais atento e cuidadoso para quem já contribuiu tanto com o serviço público”, destacou.
