Ajuprev

AjuPrev: palestras reforçam importância da orientação financeira e da qualidade de vida para servidores próximos da aposentadoria

As palestras sobre educação financeira, projetualidade e vida com sentido e propósito encerraram o cronograma de atividades das duas primeiras turmas da oficina “Caminhos da Vida”. A atividade, realizada nesta quarta-feira, 20, foi coordenada pelo Núcleo Psicossocial do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev).

Na ocasião, a diretora de Investimentos do Instituto, Iara de Oliveira, apresentou planilhas com orientações voltadas ao planejamento financeiro dos servidores. “Nossa preocupação foi trazer informações sobre como realizar o controle financeiro e, assim, evitar endividamentos que possam comprometer a renda familiar desse grupo de servidores que estão próximos da aposentadoria”, destacou.

O trabalho desenvolvido durante a oficina tem como objetivo promover ações de educação e conscientização, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que atingem a idade de requerer a aposentadoria, como é o caso de Marcos Antônio Matos Santos, servidor do almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Eu já estou em processo de aposentadoria e essas orientações aqui, foi um aprendizado sobre tudo: aposentadoria, vida com saúde e como controlar a renda que vou passar a receber a partir do momento em que deixar de trabalhar”, afirmou Marcos.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Aldemira dos Santos, também avaliou positivamente a experiência. “Eles explicaram muitos assuntos importantes sobre o que a gente precisa saber ao se aposentar. Eu gostei bastante, principalmente das orientações sobre economizar e evitar empréstimos”, declarou.

Orientações

Conforme a assistente social do Núcleo Psicossocial, Caroline Trindade, a oficina chega para fomentar o papel social do AjuPrev no processo de conscientização dos servidores em processo de pré-aposentadoria. “Conseguimos aproximar o Instituto da realidade dessas pessoas que já têm seus direitos adquiridos. Por isso, é importante compreender que a aposentadoria não é um fim, mas uma etapa necessária na vida do trabalhador ativo, que deve se planejar para viver com mais segurança e bem-estar”, enfatizou.

Na última semana de agosto, serão iniciadas duas novas turmas  para oficina “Caminhos da Vida”.