A manhã e a tarde de terça-feira (15) foram reservadas para que os servidores do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev) conhecessem as alterações do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), feitas pela Lei Complementar 214/2025, que foi sancionada pela prefeita Emília Corrêa no dia 11 de julho deste mês. O momento também foi para que todos conhecessem o objetivo do Núcleo Psicossocial e o Projeto Viver Bem Mais, que já está sendo desenvolvido pelo setor.
Antes da apresentação, o diretor-presidente, Luciano Paz, falou a todos sobre a importância de conhecer e acolher o público do Aracaju Previdência. “Precisamos saber como os nossos aposentados e pensionistas estão, o que podemos fazer para ajudá-los e também preparar os futuros aposentados para este período da vida deles. E este momento é para que todos aqui conheçam a proposta do núcleo e que possam dar sugestões também. Essa humanização do acolhimento é uma preocupação da prefeita Emília Corrêa”, destacou.

O gestor enfatizou ainda que todos devem conhecer as mudanças do RPPS do AjuPrev. “É necessário que toda a equipe conheça, para passar as informações de forma correta aos que perguntarem, aos nossos aposentados e aos que estão prestes a se aposentar”, disse Luciano Paz..
A apresentação da Reforma da Previdência foi feita pela técnica previdenciária, Helena Santana, e do projeto Viver Bem Mais, pelo coordenador do Núcleo Psicossocial, Wagner Mendonça. “Hoje, pudemos apresentar a todos os servidores do Aracaju Previdência, as mudanças com a Reforma da Previdência e também o Núcleo Psicossocial. São dois excelentes motivos. A Reforma, fruto de uma construção coletiva e o Núcleo, um setor inovador no cenário nacional, como foco no cuidado às pessoas. E o principal projeto será o Viver Bem Mais, com ofertas de atividades pré-aposentadoria e pós-aposentadoria, focando em articulações intra e intersetoriais, seguindo uma orientação da prefeita Emília Corrêa”.

Para a diretora de Benefícios, Joana D’Arc, a reunião foi bastante produtiva e proporcionou uma compreensão aprofundada das mudanças que afetam diretamente os servidores públicos municipais. “Desde o início da nova gestão, temos atuado com foco na modernização dos processos e na promoção de um atendimento mais humanizado. A reforma previdenciária, embora desafiadora, representa uma importante oportunidade para fortalecer a sustentabilidade do sistema e garantir mais justiça, eficiência e transparência aos segurados. Nesta reunião, tivemos o conhecimento sobre às alíquotas de contribuição, às novas regras de aposentadoria, ao cálculo de pensões e à reestruturação da gestão do regime previdenciário”.